Coletor de Escapamento


Bom dia

Uma das formas mais utilizadas para dar um up no desempenho do carro é um coletor de escapamento dimensionado. Normalmente são utilizados os famosos 4×1 onde ocorre uma melhora do fluxo de gases da saída do motor até o final do escapamento.

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Recentemente montei no Lancer o escapamento 4x2x1 que diferente do coletor 4×1 ele dá mais performance “de final” enquanto o 4×1 dá mais força na arrancada.

Cada pessoa tem uma necessidade diferente, eu optei pela performance maior na final porque dá para aproveitar mais o carro em pistas de track day ou até mesmo uma ultrapassagem em rodovia.

O custo aproximado de um coletor de escapamento varia em R$ 800 até R$ 2500, a mudança do preço pode variar de acordo com o carro e de acordo com o material utilizado. O Aço Inox é o melhor material porque ele não acumula tanto calor quanto o Aço Carbono e como todos nós sabemos o calor é inimigo mortal de boa performance.

Por isso carros turbinados necessitam de intercoolers e diversos outros itens para diminuir a temperatura do cofre do motor. O Carbono é muito mais barato do que o Inox, mas ele tem alguns contras e são eles: Maior acúmulo da temperatura, tempo de vida limitado e necessidade de materiais adicionais para refrigerar a peça, tais como: Manta térmica e banho de cerâmica.

O Inox quando bem cuidado na teoria é uma peça para a vida toda, ele não enferruja e mesmo gasolina de péssima qualidade ele não corrói, por isso projetos especiais de escapamento são feitos de Aço Inox.

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Todos os carros possuem o coletor de escapamento, carros “normais” não são dimensionados buscando performance, são apenas um link entre a saída de gases do motor para o escapamento. O dimensionado quer dizer que ele possui um desenho que facilita a saída dos gases e isso faz com que o carro tenha um rendimento melhor, porque os gases saem com mais facilidade do motor.

Um ganho estimado na instalação de um coletor é algo em torno de 8cv a 15cv de potência. O bom do coletor dimensionado é que é uma peça encaixada (não necessita de solda nem nada parecido) e com o tempo você pode vender essa peça, quando inox a desvalorização é menor, porque depois de limpo a peça não perde nenhuma qualidade.

Um detalhe importante, o ronco do motor fica mais encorpado, quando você tem um silencioso esportivo verá que a diferença fica ainda maior.

Obrigado

2 thoughts on “Coletor de Escapamento

  1. micael disse:

    o coletor usando metal que segura melhor o calor e melhor banhos de ceramica e mantas termicas sao usadas para manter o metal muito mais quente e nao resfriar com o ar que passa no cofre do motor.Qual a vantagem disso? O ar quente tem maior volume que o ar frio assim em um coletor cria muito mais pressão par ser empurrado do coletor ate o final do escape

    • Micael, boa noite. Obrigado pela participação. Na verdade todas as “artimanhas” quer voce mencionou para o coletor são justamente para resfriar o conjunto, isso se deve porque o ar muito quente faz com que o carro tenha uma má queima do combustível e consequentemente um rendimento menor. Ar frio também não é a solução, mas como não temos como controlar a temperatura do ar que é admitido pelo carro o melhor cenário é esfriar um pouco do ar (muito) quente em condições normais.

      Obrigado

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