Dicas de Compra – Citroen C4


Boa noite

Este ano não e me dediquei ainda na manutenção deste blog, pretendo inserir mais conteúdo no blog este ano, novos investimentos tanto em infraestrutura quanto em equipamento para facilitar a publicação de conteúdos foram realizados.

Vamos as dicas para a compra do C4, se você leu o meu relato pessoal dos 31 dias a bordo do Citroen C4 pode ser que tenha ficado com alguma dúvida de como comprar um C4, somente para recapitular um pouco sobre o modelo. O projeto do C4 surgiu na Europa em 2004, teve várias opções de mecânica sendo a mais famosa mundial a versão 1.6 Diesel.

31 dias com o C4

http://andrecerberus.com/2013/10/19/31-dias-com-o-c4/

 

Aqui no Brasil ele veio para brigar em um mercado pouco disputado (até então), com uma única opção de motor, sendo ela a 2.0, posteriormente com o crescente mercado de Hatchs Médios aquecidos pelo Ford Focus e o Hyundai I30 o modelo francês teve a versão 1.6 integrada ao catálogo de compra.

Com preços bastante atrativos o Hatch teve nos últimos 2 anos algumas versões comemorativas – Rock You (Upgrade no sistema de Som), Competition (Estético) e Solaris (com teto-solar).

Vamos aos detalhes interessantes de cada modelo, quando você pensar em um C4 lembre que agora ele possui versões 1.6 e 2.0, quando escolher cada uma delas:

1.6 – Viajo pouco e passo a maior parte do tempo na cidade.

2.0 – Passo mais tempo na estrada do que na cidade, preciso de potência para ultrapassar em situações bastante adversas (ladeira, carro cheio).

Lembre que 2.0 é forte, mas o consumo é proporcional a sua potência e o valor do seguro é relativamente mais alto do que a versão 1.6.

Ótimo, agora você já escolheu o seu motor, você quer um carro Manual ou Automático? Se for Automático você terá que escolher a versão 2.0 porque não existe a versão 1.6 AT.

Agora você tem algumas opções de escolha.

  • 1.6 MT
  • 2.0 MT
  • 2.0 AT

A versão 1.6 é a versão de entrada, possui um preço bom e possui todos os itens e acessórios da versão 2.0, a diferença está basicamente nas rodas, onde a versão 1.6 é calota, mas nada impede de você trocar o jogo de rodas no futuro. Ar e direção são de série, assim como Air Bag e ABS

Agora vamos as diferenças entre as versões GLX e Exclusive.

Acho mais fácil eu escrever o que o Exclusive tem a mais, assim você pode classificar se é frescura ou é importante.

  • Ar condicionado digital – frescura, vai gelar da mesma forma
  • Controle de estabilidade – muito foda, isso é segurança pura
  • Air Bags Laterais (+2) – muito foda, segurança nunca é demais
  • Retrovisor que rebate sozinho – frescura
  • Sensor de estacionamento – frescura, dá para instalar fora, a vantagem é que o original a informação aparece no display do computador de bordo
  • Farol que acompanha a curva – ótimo para quem viaja é dispensável mas poucos carros possuem isso
  • Banco de Couro – para quem gosta é um prato cheio, os bancos originais são ótimos, mas banco de couro é banco de couro.

Tirando isso tem um acabamento pouco melhorado, externamente é o mesmo carro, freio a disco nas 4 rodas, pisca dos retrovisores e só.

A diferença de preço é notável, mas os itens do Exclusive justificam o preço. Seria como comparar a versão LXR e o EXR do Honda Civic, por fora é o mesmo carro, motor e câmbio são iguais, mas o EXR tem muito mais itens.

Para quem quer um carro médio completo e bonito e não usa o carro somente na cidade e eventualmente pega uma praia ou viagem curta o GLX é o seu carro. Se você passa a maior parte do tempo no carro e viaja feito um ambulante da praça da Sé, considere comprar a versão Exclusive.

Alguns problemas do carro…. câmbio é Tiptronic (muito foda) mas possui somente 4 marchas, pode ser que em viagens longas o motor peça uma marcha que não exista.

A suspensão é macia e confortável, os pneus são aro 16 e possuem perfil alto o que deixa o carro ainda mais macio.

Espero ter ajudado na sua escolha, se for um carro zero o Exclusive está com preço muito bom (compare com outros carros concorrentes e verá que tecnicamente ele é melhor dentro da sua faixa de preço.

Usado o GLX é uma opção para quem pensa em Astra, Golf, Focus e Bravo, todos estes carros possuem a mesma faixa de preço.

Outro detalhe… o Design do C4 é ímpar, carro premiado, particularmente acho muito bonito, o painel digital e o design externo, fora o conforto interno fazem dele uma boa compra.

OBS: o VTR é aquela versão francesa de 2 portas. Ele equivale ao Exclusive, o único problema é que é difícil encontrar um em bom estado.

4 thoughts on “Dicas de Compra – Citroen C4

  1. Magno disse:

    André,
    Muito bom as postagens sobre o C4! Fiquei animado em comprar um.
    Estou com dois modelos para visitar, um 1.6 e outro 2.0 Aut.
    Os dois estão com baixa Kilometragem.

    Gostaria de saber se tem alguma dica para verificar se o carro foi bem cuidado pelo proprietário anterior, se não foi batido ou tenha algum defeito escondido que vá explodir na minha mão.
    Eu não tenho nenhum mecânico que possa fazer essa avaliação por mim.

    Obrigado!

  2. Olá André,

    Estou com a oportunidade de adquirir u C4 Hatch Exclusive At (2009/2010) com apenas 15000 km rodados, o preço está 35 mil.

    O que acha? Preço está ok?

    Pedi para o proprietário fazer uma vistoria completa antes de adquirir o veículo.

    Abraço!

    • Júnior, o preço está bom considerando a KM e a versão do carro, a Exclusive AT tem uma série de itens que a GLX não oferece, entre eles o controle de estabilidade, bancos em couro, faróis de milha e acabamento melhorado. Se o carro estiver em excelente estado vale o preço, caso contrário é possível negociar 30mil com outros carros disponíveis a venda.

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