Feriado de Páscoa


Boa noite

 

Mais um feriado chegando, este será um dos poucos feriados prolongados que teremos em 2013. Sempre reforço alguns pontos na véspera de feriado:

1) Revisão do carro

2) Bebida e direção

 

O segundo ponto embora seja óbvio gostaria apenas de reforçar que evitem o máximo possível dirigir sob o efeito do álcool, lembrando que não só a sua vida como a de outras pessoas podem mudar profundamente e eternamente.

Do primeiro ponto de atenção do feriado, cansei de pegar estrada e ver a quantidade de carros parados no acostamento por falhas mecânicas e por incrível que pareça não estou me referindo somente de carros antigos, mas de carros com 4 ou 5 anos de uso que ainda são novos na minha opinião.

Mas infelizmente nenhum carro aguenta 5 anos sem manutenção preventiva e quando o carro é colocado a toda prova (em viagens longas) o mesmo começa a sentir na lataria o peso da idade, para ser sincero raramente eu vejo um Fusca parado no acostamento, mas no dia que eu ver o problema deve ser algo relacionado a temperatura da bobina (problema mais comum neste tipo de carro).

Outra coisa que tem aumentado cada vez mais é a quantidade de carros com faróis e/ou lanternas com problema, a lanterna traseira é a mais difícil de ser percebida pelo dono, mas existem macetes para ajudar a identificar, mesmo quando você está sem a ajuda de outra pessoa você pode pedir para o frentista olhar ou então estacionar de ré o observar o reflexo na parede pela lanterna/luz de freio, se um dos lados estiver bem menos claro do que o outro é certo, de que, você terá que trocar ao menos a lâmpada do conjunto óptico.

Vamos aos itens importantes e pequenos que você mesmo pode revisar:

  1. Palhetas, verifique se não fazem barulho com os vidros molhados/úmidos e se as mesmas não estão ressecadas
  2. Pneus, verifique se não estão com bolhas, ressecados ou carecas
  3. Discos, certifique-se que estão parando o carro com a mesma eficiência de sempre
  4. Suspensão, seu carro está torto de um lado? pare ele em uma rua reta e observe friamente
  5. Bateria, se ao ligar o carro no frio o mesmo dá aquela sofrida/engasgada a bateria pode estar fraca, o tempo de vida útil de uma bateria é algo em torno de 2 a 3 anos
  6. Óleo, filtro de óleo, óleo de câmbio, filtro de ar condicionado podem estar com o prazo vencido ou perto de vencer

Existe uma série de outros itens que precisam ser verificados, verifiquem no blog outros tópicos sobre manutenção que certamente irão ajudar muito a aproveitar o seu feriado, seja ele qual seja.

Obrigado

 


Posted

in

by

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.