Honda Fit Twist


Boa noite

 

O Honda Fit Twist é uma boa opção no mercado para quem busca por carros que se aventuram no asfalto. Temos diversas opções de carros nesta categoria, vou destacar o Fit Twist porque tive a oportunidade de conhecer de perto o carro.

O Twist (vamos chamar assim) é tratado pela Honda como um novo modelo e não uma versão do Fit, no site da Montadora (honda.com.br) o modelo possui uma página destacada com informações próprias que o separam do irmão mais pobre – o puro e simplesmente Fit.

twist_rally_design_frente

O único opcional do carro é o câmbio automático, os demais itens como direção elétrica, ar condicionado, rodas, etc são todos de série, aliás na Honda apenas as rodas, som e o ABS são os únicos itens opcionais, este último por pouco tempo será opcional, o governo federal estabeleceu uma lei que obriga 100% dos carros virem com ABS e Air Bag, esta lei entrou em vigência em 2010 e possui um % que as montadoras devem se adequar, e até o próximo ano todos os carros fabricados aqui na terra do Papa Capim terão estes 2 importantíssimos itens de série, ou você achou que o Gol e o Uno com estes itens eram “Cortesia” das respectivas montadoras?

Retomando ao Fit, o carro possui um design externo que pode dividir opiniões, mas convenhamos, a cor Azul dele trouxe um pouco da terra do Sol Nascente para o Brasil, no Japão é comum vermos carros com cores extravagantes e de fato o Azul da Honda é tão bonito quanto o Azul do Subaru.

Existe uma marca de tintas especiais chamada Kolor of House (com “K” mesmo) e possui uma gama de cores diferenciadas que podem atrair até mesmo os mais conservadores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

O Twist possui a mesma mecânica já conhecida da Honda, motor 1.5 16v com sistema i-VTEC que é o comando de válvulas variável, este comando de válvulas “desliga” 8v do carro quando o mesmo está em baixas rotações, diminuindo consideravelmente o consumo de combustível.

O motor chega a 116cv no Etanol e 115cv na Gasolina excelente número que garante bom desempenho em trajetos longos de rodovia, os freios a disco (nas 4 rodas) é um diferencial, assim como o jogo de rodas exclusivo aro 16.

Particularmente falando acho que o aro 16″ remete conforto e bom design, normalmente carros equipados com aros menores são “populares” e suas respectivas rodas costumam ter um design que não agrada tanto quanto o aro 16″ para mais…

dupla_est_externa2

 

O Fit Twist é um carro para quem busca mobilidade e facilidade no transporte de objetos em viagens longas ou curtas, seu design diferenciado torna o carro mais jovem e acredito que a estratégia da Honda seja atrair um público mais jovem. Embora o Fit faça bem esse papel, estava faltando uma versão mais “apimentada” do carro mais popular da marca.

Para quem busca um carro no conceito de aventureiro é importante destacar as seguintes vantagens do carro:

  • Suspensão dele é a mesma do FIT e de longe melhor e mais alta do que os carros da categoria Adventure, AirCross, Rallye da concorrência (Fiat, Citroen e VW – respectivamente).
  • Existe um isolamento acústico na caixa de roda, nos demais carros não existe
  • O escapamento é de inox (normalmente é ferro fundido e acaba “furando” com 2 ou 3 anos de uso)
  • Isolamento dos chicotes do motor, abra o capô e veja que organização
  • Olhei o carro por baixo no elevador e vi como está tudo no seu lugar
  • O tanque de combustível está no meio do carro, distribuindo bem o peso.

Algumas pessoas acham ruim o fato do ar condicionado ser manual e o carro não ter as famosas borboletas atrás do volante, mas convenhamos…. são itens que dá para passar despercebido, só pelo fato de ter um Honda na garagem. O preço do carro precisa ser melhorado, vamos aguardar a popularização do modelo para ver o que acontece, todas as montadoras visam a redução de preço do veículo graças a concorrência e os impostos causados por peças importadas. São poucos os momentos mas existe períodos em que o consumidor consegue comprar o carro com um preço melhor.

Esperamos ansiosos para o retorno do ícone da indústria o Civic SI, agora com motor 2.4 americano, poderá ele substituir com louvor o famoso 2.0 de 192cv?

fit_twist_dupla_movimentoObrigado

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.