Bateria Automotiva


Boa tarde

Essa semana eu fui vítima da pane elétrica na bateria, para a minha sorte o carro não estava na estrada, já havia chegado em meu destino, o que eu achei mais interessante é que a bateria simplesmente parou de funcionar sem qualquer motivo ou “dica” que estava chegando ao fim de sua vida útil.

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Para você meu caro amigo, vou deixar aqui algumas dicas de como prevenir uma pane seca por bateria, porque sem ela, o carro praticamente não irá para lugar nenhum e se optar por métodos pouco convencionais – leia-se “tranco” – poderá danificar um ou outro componente eletrônico do carro.

Na grande maioria dos carros o tranco é um processo pouco funcional, já que para a partida inicial irá exigir uma demanda de energia maior do que o tranco inicial poderá fornecer, ainda mais agora com carros cada vez mais eletrônicos e menos mecânicos.

Se fosse um carro carburado que possui somente o rádio e o kit de iluminação não seria problema, mas atualmente os carros são praticamente movidos a energia elétrica (rádio, farol, injeção eletrônica, direção elétrica, sistemas de diagnósticos, etc).

Existe uma forma bem simples de evitar este tipo de situação, uma delas é a inspeção visual, se a bateria estiver “estufada” ou apresentar pontos de vazamento (normalmente uma borra branca ao redor da bateria), significa que ela está no fim de sua vida útil e que deverá ser trocada.

A bateria em média possui uma vida útil de 2 a 3 anos (no máximo) e não existe um procedimento confiável para indicar quando ela está para acabar, a outra forma além da inspeção visual é verificar se o carro apresenta alguma falha ou dificuldade logo na partida, neste caso não são todos os carros que “alertam” sobre o vencimento da bateria, mas confie sempre na inspeção visual e no prazo da bateria.

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Algumas baterias pode ter o fim de sua vida útil em apenas 1 ano, isso se deve as condições de uso do carro, a bateria sofre bastante com a temperatura pela qual ela é submetida, isso significa se você mantém a bateria sempre a 100º de temperatura ela não terá a mesma vida útil de uma bateria que está sempre em condições de temperatura ambiente.

Algumas baterias exigem manutenção, a manutenção é basicamente abrir a bateria e completar com água desmineralizada (famosa água de bateria – que é corrosiva) porém a grande maioria é 100% selada, o material que está dentro da bateria não vaza – salvo do contrário de um problema – e você não precisa se preocupar.

Lembre-se que para a troca de bateria tente optar sempre pelo produto recomendado pela montadora, isso serve como dica de preservação do carro, eu senti essa necessidade de trocar pela bateria original Citroen pelo fato do carro ser repleto de tecnologia e no caso de um problema eletrônico a montadora poderá alegar que foi curto causado pela bateria, com  a bateria estando de acordo com as especificações originais do fabricante você reduz um pouco desta dor de cabeça.

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É claro que existem baterias de excelente qualidade no mercado, pensei em instalar uma ACDelco ou uma Moura, a original é uma Willard de 65ah, achei pequena pelo porte do carro, poderia ser uma de 90ah, mas prefiro não questionar, já que para cada carro existe uma engenharia empregada pela qual eu prefiro não questionar.

O procedimento de troca/carga/chupeta do C4 é tenso… tudo muito escondido é preciso tirar a caixa do filtro de ar para remover a tampa que cobre a bateria, mas essa organização toda no motor é favorável, porque protege partes importantes do motor, como a própria bateria, filtro de ar e o motor em si, o resultado da teimosia em não verificar a bateria está na foto abaixo…

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Um detalhe importante é que hoje em dia quando se troca a bateria do carro (dependendo do carro) é necessário reprogramar toda a central do mesmo, um destes carros é o C4, o serviço foi feito na concessionária Lumière de Presidente Prudente e com a compra da bateria o serviço acabou sendo realizado sem um custo absurdo de mão de obra.

Obrigado

2 thoughts on “Bateria Automotiva

  1. raul cacheira disse:

    ola gostaria que me ajudassem. tenho um citroen c4 picasso cx automatica.estive um mes fora e quando cheguei ia para o caro e com o comando da chave nao abriu.fiquei sem bateria.o problema e que nao consigo abrir o carro para abrir o capo para trocar ou dar mama a bateria.nao sei o que fazer.agradecia uma informaçao de alguem que saiba mesmo o que fazer sem estragar nada.agradeço resposta para o meu e-mail. raulcacheira@hotmail.com– obrigado pela atençao

    • Raul
      Boa tarde

      Situação complicada hein? Infelizmente acho que você terá que chamar um chaveiro para abrir o carro.
      Se fosse um carro com o sistema de travas através de varejas, poderiam ser pescadas por um gancho através dos furos dos parafusos da placa traseira….

      Mas infelizmente o C4 o sistema é interno e não tem acesso fácil.
      Melhor chamar um chaveiro ou a seguradora (caso tenha).

      Abraços

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