Dia 1: C4 Hatch


Boa noite,

Vou postar alguns tópicos (pelo menos 1 mês) a bordo do Citroen C4 Hatch. A primeira impressão quando se entra no carro deve ser a mesma de um piloto de aeronave ao entrar em uma cabine de comando pela primeira vez… o painel é repleto de informações e acredito que nada passa despercebido.

Tem tantos botões no volante que até um Curinga ele possui, que te dá a liberdade para escolher qual será a função. O manual do proprietário é repleto de informações, mas acho que o carro merecia mesmo é uma video-aula bem interativa, falando sobre todos os detalhes do carro.

As informações em frente ao volante são básicas, conta-giro digital e um monte de botões. O velocímetro (também digital) está posicionado bem ao centro do carro, junto com o computador de bordo que monitora uma série de informações úteis do veículo tais como: manutenção preventiva, nível do óleo do motor, distância que o carro ainda pode percorrer com o combustível no tanque e uns 200 ícones com ilustrações que monitoram airbag, freios abs e tantas outras informações que eu não saberia informar agora.

Visualmente falando a versão GLX logo de cara se difere da Exclusive por não ter um ar condicionado digital, mas sinceramente falando, até agora não senti falta, mesmo porque aqui faz um “calor do caralho ou frio da porra”, em resumo ou o ar está sempre no mais frio ou está na temperatura ambiente.

Os comandos do áudio e do ar condicionado são bem simples, nada de muito complicado, a coisa esquenta quando você precisa utilizar o BT do rádio ou quando você precisa sincronizar a sua playlist do celular através do BT do rádio (até agora não sei como se faz).

Um incomodo para quem gosta de som – like a boss – é que o rádio não possui nem uma misera porta P2, sinceramente nunca pensei que fosse sentir falta de algo tão ultrapassado como uma portinha safada como esta…. USB então?? esquece, este rádio é limitado somente pela leitura de MP3 e o rádio padrão.

O MP3 salva a pátria, porém fazia muitos anos que eu não gravava um CD e graças a este rádio eu desenterrei um porta-cd que eu ganhei a uns 2 anos atrás (sem exageros). Poderia ser pior… se o rádio não reconhecesse arquivos MP3 eu já teria trocado o rádio por outro com certeza.

O Porta Luvas possui um tamanho generoso, possui resfriamento interno e cabe além do manual do proprietário, muitas outras coisas (mulheres irão adorar essa informação em 3, 2, 1…..)

Luzes cortesia estão espalhadas com todos os focos, motorista, central e passageiro, cada tipo não interfere no outro, ou seja quando um passageiro chato deixa cair a chave em baixo do banco, ele acende a luz e aquela sensação de desconforto causado por ela não irá acontecer com você, graças a inclinação da iluminação.

O carro é macio e o motor é forte, um fato que é importante ser mencionado é que ele é bem baixo, logo em valetas ou lombadas muito grandes o assoalho ou a frente do parachoque irá raspar (com certeza). As rodas são aro 16″ se fossem menores seria pior, acho que se o carro for equipado com aro 17″ não rasparia tanto, mas o custo dos pneus e rodas seriam bem maiores.

Digo sempre que eu acho que não rasparia, porque tenho um amigo que tinha um Vectra com aro 15″ e raspava em tudo, trocou por um jogo de rodas aro 20″ e o carro ficou ligeiramente maior, o aro 20″ é uma ignorância, bonito de ter e difícil de manter.

Para manobrar o carro a traseira não dá uma visão clara, embora seja um carro hatch, este é o meu primeiro carro não sedan que dirijo por muito tempo, a versão GLX não possui sensor de estacionamento de série, mas dá para instalar tranquilamente.

Obrigado

13 thoughts on “Dia 1: C4 Hatch

  1. Tenho um c4 hatch 2012/2013 GLX 1.6
    Gostaria de saber o seguinte, entrei no carro e vi aqueles tanto de botões e como sou curioso comecei a mexer, então até q algumas coisas foram interessante que eu não sabia, porém na hora q eu fui pra ativar o alarme ele dispara sozinho, queria uma ajuda de vcs como eu estou recente com o carro não tenho noção no que eu posso ter desconfigurado se alguém souber me ajude por favor, pq não posso sair com ele pq não tem como travar ou eu travo e ele dispara ou ele trava só, aí estou deixando ele aberto mais estou com medo, por favor alguém me ajude se souber oq fazer. Desde já agradeço.

  2. Ildo Peixoto disse:

    Tenho um C4 motor 1.6 16V e acho super silencioso dentro do carro, somente na parte externa da pra ouvir o barulho do motor, estou como o carro a 1 ano fiz uma manutenção preventiva quando comprei e até agora só alegria, carro muito bom, ele realmente é baixo mas eu sou cuidadoso então não tem problemas, só tem que ter cuidado em lombadas…

  3. Lívia Carcalho disse:

    Ola, tenho um c4 hatch 1.6 manual 2010. Com 1 ano de uso o ar condicionado parava de funcionar e depois voltava. A questão do oleo que com 6 mil km rodados piscava relatando problema foi que na revisao a concessionaria colocava um tipo de oleo diferente do que o manual indicava. Nas 3 revisoes que fiz na concessionaria tive o mesmo problema. Depois comecei a trocar o oleo no posto de gasolina e colocavamos o oleo que o manual do carro recomendava. Desde entao o carro parou de alertar problema no oleo. ESSA CITROEN É DIFICIL!! O carro é muito confortavel internamente e lindo!! Mas pequenos problemas me desmotivaram.

    • Livia
      Bom dia

      obrigado pela participação, de fato quando levei o meu C4 2.0 na revisão o técnico disse que a versão 1.6 é famosa por este problema no óleo… ele disse que o C4 é pesado demais para ter um motor 1.6 mas infelizmente o mercado pede preços mais baixos e não dá para chegar no patamar de preço ofertado na versão 1.6 no carro 2.0

  4. T Coutinho disse:

    Essa história de que a Citroen desvaloriza o próprio carro é real. Agora, façamos justiça: eu passei adiante um Fiat 1.8 e a pior das piores avaliações foi feita pela própria Fiat. Entāo, nāo dá pra ficar metendoo pau em determinada marca. Todas têm a mesma política: vender carro zero. E só. Julgar um carro pela desvalorizaçāo no tual mercado automobilistico brasileiro é limitar demais a avaliaçāo.

    • Coutinho, obrigado pela participação. Hoje o mercado de semi novos é ingrato, quem quer um pouco mais tem que apelar para o particular e ainda assim perder valor da revenda ou esperar muito tempo para vender. Abraços

  5. Carlos Correa disse:

    Fiz um teste drive com um C4. Achei que o barulho do motor entrava muito forte no interior do veículo, ou seja, pouco misolamento acústico. Outro incõmodo foi para utilizar os espelhos retrovisores externos: o motorista tem que virar o pescoço pra conseguir utilizar o equipamento.
    Como sugestão, tente levar esse veículo até uma revenda Citroen simulando querer trocá-lo por um modelo mais novo. Depois leve na revenda de outra marca com a mesma intenção. Vc vai perceber que a própria Citroen, que foi quem pariu teu carro, vai dar a pior avaliação, ou seja, a mãe renega o próprio filho, porque será? Acho que sabe a qualidade da sua prole.

    • Obrigado pela participação Carlos, de fato grande parte as montadoras desvalorizam bastante seus próprios carros, acho que e a única que paga um pouco mais por carros da própria marca é a VW, mas não são 100% dos casos.

      O Test Drive que você deve ter feito deveria ter sido da versão 1.6, porque o motor na minha opinião é fraco demais para este tipo de carro.

      No teste que eu fiz no C4 2.0 achei muito silencioso o motor/escapamento, mas comparando com Honda por exemplo ele acaba sendo mais barulhento.

      O design dos retrovisores possui um apelo esportivo, para se ter uma visão melhor do lado de fora precisa ajustar o banco, mas é questão de costume, achava péssimo os retrovisores quando comparado com o último carro que eu fiz o teste (Corsa Sedan).

      Abraços e bom final de semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.