O que é um Chassi?


Boa tarde,

Recentemente fui em um estacionamento que me pedia na ficha de cadastro o número do chassi, estava com um amigo no estacionamento e surgiu o seguinte questionamento: “- O que é o Chassi?”

O chassi é aestrutura que suporta a máquina, e faz a mesma função que o esquelo dos animais. Os chassis são compostos geralmente de duas vigas de ação que ficam ao longo de todo o veículo e por isso são chamadas longarinas, e são unidas por vigas transversais, chamadas travessas.


Estas travessas são soldadas ou rebitadas nas longarinas, de modo a formar uma estrutura leve e forte. O chassi apóia-se sobre os eixos dianteiros e traseiros das rodas. Algumas vezes, para a aumentar a capacidade de carga do veículo, se usam 2 eixos traseiros, além do dianteiro (como em caminhões).
No caminhão a maior parte do peso da carga fica na carroceria, e esta fica na parte traseira do caminhão, sobrecarregando mais o eixo traseiro.


Por isso, ele é mais reforçado na parte traseira e o eixo traseiro é o mais reforçado do que o eixo dianteiro, tendo geralmente duas rodas de cada lado, Na parte dianteira, ficam apoiados o motor e a cabine, que são mais leves do que a carga.
O chassi é construído com duas longarinas, e seis travessas.
As duas travessas das exremidades são utilizadas como pará-choques. Por isso, qualquer batida mais forte que o veículo sofra é suportada pelo chassi. A travessa central do chassi é usada geralmente como suporte do motor. As longarinas são feitas de chapas de aço carbono moldadas em prensas a frio, isto é, à temperatura da cabine, sem pré-aquecimento.


Deste modo, a estrutura interna do aço se modifica, melhorando a sua resistência mecânica. O chassi deve permanecer rígido, sem torncer ou movimentar-se excessivamente, não permitindo a carroceria se movimente ou deforme.
Para cada chassi produzido pela montadora, existe um número de identificação único, que possui uma regra clara, onde é possível identificar o fabricante, marca, modelo, versão, ano modelo e sequência do carro na linha de montagem.
O número sequencial pode ser uma ótima referência para veículos de coleção, onde a sequência pode definir o nível de raridade do carro, normalmente as primeiras versões da linha acabam tendo um valor sentimental e financeiro mais alto.
Já imaginou ter o primeiro Fusca da linha de montagem?

Embora seja difícil uma vez que os primeiros veículos provavelmente são sucateados, porque existe um nível de maturidade que a linha precisa atingir e fatalmente os primeiros carros apresentaram algum tipo de problema de montagem que será resolvido depois de um lote.

Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.