Boa noite,
Ultimamente meu grau de exigencia tem se aprimorado cada vez mais… outro dia ouvindo Fear (Disturbed) em MP3, ao final da música (ainda bem) o sistema de som inteiro praticamente “se auto-suicidou-se a si mesmo”.
Primeira palavra que veio a cabeça? “- FODEU!” – claro, a vida não seria perfeita sem um momento desses para quebrar a rotina.
Chegando em casa, resolvi por meios próprios entender o que raios poderia ter acontecido, antes de sair desmontando todo o conjunto, de cabeça fria, olhei para o voltímetro da coluna de instrumentos e o mesmo indicava 13,5v.
Nessa voltagem posso dar várias partidas ainda no carro, sendo que o mínimo seria os 12v. Afastei o pouco a caixa de som e vi o mega capacitor com apenas 8v…. tem coisa errada… na frente 13,5 e atrás 8v, cadê os outros 5,5v?
O problema é que o módulo Mono consome muita energia, existe perda de energia porque uma única bateria não consegue manter todo o sistema em perfeito funcionamento, o que deve ser feito neste caso é a instalação de uma segunda bateria, muito comum em projetos de som automotivo.
O problema é conseguir um local de fácil acesso, que não seja quente para que a não ocorra problemas com a bateria, normalmente estas baterias de som que são vendidas no mercado nacional necessitam de uma manutenção semestral, devido a esta característica a bateria não poderá ser instalada e esquecida (como acontece na maioria dos projetos que eu já vi).
A bateria escolhida para o projeto foi a Impact de 90a, popularmente conhecida por ser uma das melhores baterias para som automotivo, embora seja comum encontrar diversas críticas sobre esta bateria – principalmente pelo fato dela ter somente 6 meses de garantia, enquanto a média da concorrência são os 12 meses – escolhi ela por custo x benefício e por ter usado ela em um projeto de som bem similar ao do Corsa.
Na foto a imagem da bateria assim que eu retirei ela, deixei ela no carro por 5 dias para ver se elaxava algum cheiro ou se ocorria algum vazamento. A bateria é bem mais pesada do que a de 60a que eu já tenho no carro.
Uma dica para quem está montando um esquema de 2 baterias, utilize um disjuntor automotivo para ligação do som e um residencial (se não tiver outro) para ligar as baterias em paralelo.
A vantagem do disjuntor diante do fusível é a praticidade em que ele é acionado em caso de alguma irregularidade elétrica. No caso do fusível o mesmo é queimado e você deverá substituir a peça. No caso do disjuntor apenas um clique no botão e o sistema será ligado novamente.
A lateral do lado direito do carro possui as medidas exatas para fixação da bateria sem roubar espaço da caixa dutada. No meu caso procurei ser o mais específico possível, porque não gostaria de retirar a bateria para tirar a caixa e trocar o estepe quando necessário.
A bateria foi fixada por uma base metálica do tipo cantoneira. E para prender a bateria foram utilizados cintos de segurança doados por um carro velho, para fechar e abrir fica fácil e rápido, além do material ser bem resistente.
Faz aproximadamente 4 meses, desde a instalação desta bateria e até agora nenhuma ocorrência, não vazou e fiz alguns testes bem pesados no final do ano de 2010. Tenho ainda 2 meses de garantia e o meu alternador permanece original do corsa 1.6
Abraços
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