Filtro de Ar


Boa noite,

Tenho um costume de pelo menos 2 domingos por mês realizar uma conferência visual em todo motor do Corsa, eu realizo os testes e verificações básicas para identificar pequenas falhas no sistema.

Por eu ter adotado um filtro de ar esportivo a troca é recomendada pelo fabricante da peça a cada 80mil km e lavar o filtro a cada 10mil km ou quando trafegar em uma estrada de chão.

Tenho o filtro de ar a aproximadamente 50mil e lavei ele um pouco mais de 5 vezes, mergulhava ele em um balde com água e detergente neutro para tirar a terra acumulada.

Este método talvez não seja o mais indicado, porém comigo foi o mais eficiente, lavava o filtro de ar e deixava para secar em tempo normal, jamais utilizei meios para secar o filtro, apenas a água escoava por ele mesmo.

A algumas semanas verifiquei que o meu filtro de ar estava completamente preto, com uma camada de terra que não saiu desde a última vez que eu realizei a limpeza, com isso pequenas partículas de terra acabam se misturando ao ar, o mesmo não possui as mesmas propriedades de comburente desejáveis para uma queima perfeita de gasolina, além de prejudicar a combustão, um filtro de ar ineficiente faz com que o carro perca potência e o tanque de gasolina fique com resíduos.

Para sanar este problema, comprei um novo filtro de ar, logo na partida senti uma leve diferença no ronco do carro e espero que durante o dia a performance do carro seja melhorada gradativamente.

Coloquei os 2 filtros de ar lado-a-lado para comparar as cores, originalmente o filtro preto era branco, após lavar ele algumas vezes este tom de cinza escuro não saiu mais das camadas de algodão compostas pelo filtro.

Pela falta de espaço e apoio, o filtro antigo ficava machucando parte do motor do Corsa, a peça plástica não oferece resistência ao filtro e acaba ficando marcada com as trepidações do carro.

O novo filtro possui um acabamento que impede o contato dos arames do filtro com o motor, vou acompanhar para verificar a durabilidade deste filtro.

Principais motivos para a instalação de um filtro esportivo:

1- Ronco do motor – Instalando um filtro de ar esportivo o barulho do motor ficar mais encorpado, dá para escutar o ronco vindo debaixo do capô. Os filtros originais abafam o som que vem da admissão do carro, quando instalado um filtro esportivo ele deixa passar o som da admissão. Não é um som alto e não incomoda. Em sua maioria os clientes aprovam;

2- Obrigatoriedade – Quando instalado kit turbo normalmente ele ocupa o lugar da caixa do filtro de ar original obrigando o dono do carro a instalar um filtro esportivo que ocupa menos espaço;

3- Maior fluxo de ar – Em qualquer tipo de preparação como troca de comando de válvulas, retrabalho do escapamento, instalação de kits turbo ou blower um filtro original que não obstruía a passagem de ar agora poderá obstruir e roubar potência significativa, um filtro esportivo garante o fluxo necessário;

4- Estética – As empresas que fabricam filtros esportivos capricham no acabamento, elas não estão restritas ao orçamento limitado que fabricantes dos filtros originais estão, dessa forma são muito bonitos e exclusivos, é comum encontrar filtros esportivos em carros tuning;

5- Durabilidade – Filtros de ar esportivos bons são laváveis, portanto podem durar muito mais tempo que os filtros originais;

Existem hoje diversos filtros de ar, vou listar abaixo as principais diferença entre os modelos disponíveis.

Mono Fluxo – Formato cônico com entrada de ar através do elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro. Não possuem o mesmo rendimento de um filtro Duplo Fluxo do mesmo tamanho, porém são mais baratos e suficientes para motores de baixa e média cilindrada.
Recomendação – Motores até 1.6 cilindradas;

Duplo Fluxo – Formato Cônico com entrada de ar através do elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e na sua parte superior, são os modelos que proporcionam o melhor rendimento, porém costumam ser os mais caros.
Recomendação – Todas as cilindradas.

Direcionáveis – Formato Cônico com estrada de ar através de elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e é coberto por um duto de ar com o objetivo de direcionar o filtro numa posição em que receba o ar que vem e fora do capô. Quando menor a temperatura do ar admitido melhor o rendimento do motor. Normalmente seu elemento filtrante interno é monofluxo, mas de tamanho grande permitindo aplicação em motores de alta cilindrada.
Recomendações – Todas as cilindradas.

Formato original – São filtros que ficam exatamente no mesmo lugar dos filtros originais de fabrica, porém suportam um fluxo de ar maior, normalmente são indicados para carros aspirados e pessoas que não querem modificar o formato do motor.

 

Atualizado – 09/12/2013

Foto do Novo Uno com um Kit Air Cool instalado.

Uno

 

Obrigado

77 thoughts on “Filtro de Ar

  1. Daniel disse:

    Olá, boa tarde.
    Tenho um Fiat Stilo flex 1.8 8V e gostaria de saber se ao colocar um filtro esportivo eu necessito alterar algo a mais? E o filtro no formato original altera um pouco o ronco do carro ou é mais aconselhável colocar um filtro com duplo fluxo?
    Muito obrigado.

  2. Felipe disse:

    Boa tarde,
    Tenho um Gol G6 1.0 e comprei um filtro duplo fluxo da Race Chrome de 2,5”, fiz um tubo de inox de 2” e comprei um adaptador. Você acha que isso vai mudar em algo? Fora isso, tenho um abafador no escape de 2”.

    • Boa tarde Felipe, só ficará bonito. Ganho imperceptível, apenas o efeito psicológico por causa do ronco.
      O Abafador ajudará a ter um ganho (pequeno ainda) porque terá maior vazão dos gases que saem do escapamento.

      Você sentirá diferença na arrancada do carro, fora que o ronco de um abafador de 2″ assusta.
      Abraços

    • João, obrigado por participar. A substituição do filtro de ar do uno é simples, existem alguns kits já na medida certa para o seu carro. Atualizei o tópico com uma foto do Novo Uno com um kit de filtro de ar esportivo instalado. Abraços

  3. marcos, Paracatu MG disse:

    Ola, boa tarde!
    Gostei da sua iniciativa. vc é Engenheiro mecânico?
    como sabe dessas coisa todas?
    Bom ja que voce manda bem, me ajuda ai:
    tenho um novo palio 1.0 2013, gostaria de saber se eu colocar um filtro esportivo eu perco em potencia ou ganho em alguma coisa?
    Adoro ouvir Ronco dos motores potentes, deixar o meu parecido será uma otma ideia! valew abrç.

    Marcos Aurélio

    • Olá Marcos, obrigado pela participação. Dizem que de médico e louco todo mundo tem um pouco… acho que me classifico assim quando falamos em mecânica. Filtro de ar esportivo é algo complicado de falar, ainda mais se há ganho ou perda de potência, no geral tudo depende do filtro utilizado e da qualidade do motor do seu carro. Em alguns casos existe perda de potência (nada significativo) e quando há ganho não chega a 5cv. Ou seja, para carros originais o filtro de ar esportivo “não fede e não cheira” apenas aumenta o ronco, porque a quantidade de ar de entrada é maior do que o projeto inicial, mas a capacidade do motor aproveitar essa entrada de ar é mínima.

      Na verdade o filtro de ar esportivo serve em carros turbinados para ocupar menos espaço no cofre do motor, porque o espaço ocupado pela turbina, mangueiras e o próprio intercooler (quando utilizado) compromete o espaço físico do filtro de ar original e em carros turbinados a quantidade de ar de entrada tem que ser aumentada de fato… mas isso não é regra (prova disso são os turbinados de fábrica, BMW, VW, M-Benz, etc).

      Você pode usar sem dó o filtro monofluxo que irá garantir um aumento no ronco sem comprometer a performance.
      Se for para ganhar um pouco, troque o chip de potência do carro, reprogramando a injeção original e o uso de um coletor de escape 4×1 fará o seu carro roncar como um Camaro ou no caso da Fiat o seu carro ficará com ronco de Fiat Coupé.

      Abraços

  4. leonardo fitfan disse:

    ola curti seu site de mais camarada e tenhouma pergunta eu tenho um honda fit 2005 1.4idsi e gostaria de estar colocandoo filtro esportivo voce saberia me dizer se mudaria algo na potencia e noronco do mesmo, agradeço desdeja abraço.

  5. pedro disse:

    entao, tenho um palio young 2001.1.0. e quero botar um filtro de ar esportivo. oq vc me recomenda?
    e quando vou precisar gastar?
    eu quero mais ronco.

    • Bom dia Pedro.
      Palio 1.0 filtro monofluxo, custo de até R$ 80,00 em qualquer auto-peças. O ronco ficará um pouco mais alto. Mas se quiser aumentar o ronco de verdade você poderá trocar um dos abafadores por abafadores esportivos, por algo próximo de R$ 200,00 instalado você consegue. abs

  6. samuel disse:

    ola bom dia. Parabens pelo site e muito bom. meu amigo gostaria de saber, o que eu faço. tenho um gol bolinha 98 gostaria de deixar o ronco dele da hora tipo turbo enchendo mais eu nao sei o que fazer. como posso fazer isso? obrigado desde ja samuel

    • Bom dia Samuel, obrigado pela participação.
      Troque os abafadores dele por menores mais esportivos no estilo “Turbinho” custa de R$ 150,00 a R$ 200,00 já instalado, o ronco ficará agradável, mas não dá para simular o efeito do turbo porque é mecânico… já vi aqueles turbos “falsos” e isso é vergonhoso rs aumente o ronco e deixe ele gritando, mas não use aqueles twitters que imitam.

    • Olá Carlos, um kit de filtro de ar monofluxo fará o seu motor roncar um pouco mais, se quiser um ronco maior, troque o abafador por um estilo “turbinho” cada abafador custa em média de 150 a 170 instalado.

  7. Bom dia,
    eu tinha um vw/pointer 1.8 q era uma maquina só q gastava um pouco por ser 1.8,
    dai precisei economizar um pouco entao resolvi juntar meu gosto com economia (sempre gostei d escort xr3, ja tive e fui roubado) ,
    entao troquei o pointer por um escort hobby 1.0 95 para deixa-lo ao maximo parecido com xr3 (- potencia ) mais nao me adaptei ao motor 1.0 entao resolvi procurar metodos q faça meu 1.0 ter um pouco mais de potencia e ronco q adoro,
    pensei em filtro esportivo, escape 4×1, mais to com medo de fazer e começar a gastar muito mais combustivel.
    vc teria alguma dica para me ajudar?
    ele anda bem em retas e pistas só subidas q é foda.

    acho q escrevi de mais,
    kkkkk

    vou da uma fuçada aki na pagina,
    tem face da pagina?

    agradeço desde ja,
    obrigado

    • Olá Carlos, relaxa, escreva a vontade o canal é aberto.
      http://www.facebook.com/andrecerberus / http://www.facebook.com/roletado (www.roletado.com.br)

      Então o motor 1.0 do Escort decepciona bastante, analisando bem a história de veículos aqui no brasil, qualquer carro deste ano com motor 1.0 deixa a desejar, o que você pode fazer é substituir o motor, porque não importa o quanto você trabalhe com este motor, ele continuará sendo fraco e preparando ele o custo seria o mesmo de trocar por um 1.8.

      Particularmente gosto muito do Logus/Pointer e o Escort, com o seu Escort troque a mecânica por um 1.8, existem empresas que aceitam o seu na troca, a volta acaba sendo pequena quando você troca o motor e câmbio do carro.

      Com a mecânica nova o escape 4×1 fará o seu carro gritar, sendo a cereja do conjunto.

      Abraços

  8. Rerison disse:

    Olá.. tenho um Gol 1.6 quero mudar um pouco de som do carro o que devo colocar Filtro mono ou duplo, e o carro vai beber mais com essa mudança!?

    Abraço

    • Olá Erick, obrigado pela participação. Para o Agile o Duplo Fluxo ficará perfeito, porém não existem ganhos significativos com a adoção de um filtro de ar esportivo, apenas o ronco será melhorado e existirá uma falsa sensação de desempenho. Abraços

  9. Ewerton Smatos disse:

    Tudo Bom André, Comprei um Corsa Hatch 2002 1.0 já do modelo novo.
    Porém estou em dúvida sobre qual filtro esportivo instalar nele.
    Atualmente tive um probleminha com a potencia dele, quando fui ver o problema estava no ”catalizador” que estava super entupido, resumindo mandei arrancar o catalizador e aproveitei para colocar um escapamento esportivo, o Carro evoluiu muito. Agora estou querendo instalar um filtro esportivo nele, que pelo que fiquei sabendo posso ganhar até 1 pônei de potência,rsrs.

    Qual seria o melhor filtro para meu corsa?
    Será que posso colocar um kit duplo fluxo?, é que sou meio ganancioso,rsrs, e fica lindo, néh.

    • Ewerton
      Obrigado pela participação.

      Para carros 1.0 o ideal é a utilização do monofluxo, se utilizar um duplo fluxo o carro poderá perder potência, porque ele ficará receberá mais ar do que o coletor poderá receber e esse excesso causa perda. A vantagem do duplo fluxo é o ronco, que acaba sendo maior.

      Como eu disse, o indicado é usar monofuxo. Na prática mesmo o ganho e a perda são tão pequenos que no dinamômetro quase não aparece.
      O que eu recomendo ao invés de retirar o catalizador é usar um menor, só pelo fato ambiental mesmo, sem catalizador seu carro irá virar uma chaminé invisível de poluentes 🙂

      De qualquer forma, o ganho de potência virá através de outros meios, um coletor dimensionado (+/ R$ 700,00) fará o seu carro andar mais (e beber mais também).

      Abraços

  10. lucas disse:

    andre eu tenho um fiesta hatch 2013 1.6 107cv
    sera melhor o duplo ou o filtro mono?
    o motor ford esquenta muito e o filtro fica bem no meio com isso vai prejudicar pois ele so vai pegar ar quente.. estou pensando em direcionar ela para a frente do veiculo bom proximo da grade frontal

    • Lucas, bom dia. Obrigado pela participação.
      O ideal para o motor 1.6 é o duplo fluxo, neste caso você poderá usar um kit air cool, que possui uma tubulação para você adequar melhor o filtro de ar.

      Tire umas fotos do seu carro para eu publicar aqui. Abraços

  11. ramirez disse:

    Então André gostei muito de um vídeo que vi no youtube mostrando um palio como o meu com um filtro de ar esportivo, o ronco ficou bacana.
    Queria saber agora que decidi colocar no meu carro se seria:
    Mono ou Duplofluxo, se precisa de um adaptador, qual o mais indicado? etc.
    Se tiver algum site que me indique para efetuar a compra online ficaria grato.
    Abraços e parabéns pelo site ta show de bola.
    Ps: Palio 1.0 economy motor fire.

    • Ola Ramirez. Obrigado pelo comentário. Eu indico o site tuningparts.com.br veja o link no menu superior “parceiros” no site. O mais indicado para o aeu carro é o monofluxo e nao requer qualquer adaptação. Abraços

  12. ramirez disse:

    Ola ….
    Eu tenho um palio 1.0 Motor Fire …
    Gostaria de instalar um filtro de ar esportivo nele e queria saber quanto eu vou gastar e quantos cv o carro vai render a mais.
    vlw

    • Ola Ramirez, normalmente só o filtro de Ar tem um rendimento muito pequeno (algo em torno de 2cv a 3cv) alguns estudos indicam que somente o filtro de ar esportivo não rende qualquer pônei de potência.
      No entanto o filtro de ar esportivo possui as suas vantagens: a troca é feita a cada 80mil (lavar a cada 20mil km é o recomendável), o ronco do motor fica mais agradável, por admitir mais ar para o motor.

      Potência em um carro 1.0 com pouco investimento poderia ser a utilização de um coletor 4×1, porém quando se aumenta a potência, aumenta-se o consumo, daí você teria um carro que consome mais do que 1.4 e não anda tanto quanto um.

      Abraços e obrigado pela participação.

  13. Mateus disse:

    Olá

    Li todas as perguntas e respostas, achei bem interessantes, não serei diferente dos outro, tenho um corsinha wind 98, qual filtro esportivo seria indicado, e se eu teria que meche na configuração da injeção eletrônica?

    desde de já, agradeço…

    • Mateus,
      Boa tarde

      Obrigado pela participação, o filtro de ar adequado para o seu carro seria o monofluxo, por se tratar de um motor 1.0 8v, o ganho de potência é pequeno (mesmo quando utilizado filtros do tipo duplo fluxo).
      Com um remapeamento da injeção eletrônica através de chip de potência + Filtro de Ar, o seu carro poderá render até 12cv de potência, lembrando que cada carro possui um motor bem diferente de outro, as vezes aumentando muito os níveis de potência do motor, por outro lado você estará acabando com a vida útil dele.

      O mais indicado antes de realizar qualquer alteração na potência do carro é realizar um checkup para ter certeza de que o motor está em excelentes condições para ser alterado. Algumas pessoas mais empolgadas por potência também trocam a bomba de combustível que fará o carro injetar mais combustível (consumindo mais também) e ter um rendimento extra de pequenos de 3 a 5 cavalos.

      A adoção de um filtro de ar esportivo não implica na configuração da injeção eletrônica do carro, porque o ganho de potência não é grande. Se alguém indicar o remapeamento da injeção pelo fato de você instalar um filtro de ar esportivo, não aceite (salvo, se você quiser deixar o carro mais esperto).
      Espero ter ajudado

      Abraços

  14. Fernando disse:

    Boa tarde!!

    Tenho um palio 97 1.0.

    Gostaria de saber com filtro esportivo indica, quero um barulho bem forte alto.

    E não quero gastar muito rsrsrs.

    Att.

    • Fernando
      Obrigado pela participação.

      O filtro de ar por si só não fará muita diferença no seu carro, principalmente porque o motor 1.0 (de qualquer montadora) não faz um ronco tão agressivo com um filtro de ar esportivo.
      Você poderá usar qualquer um simples, evitando os de duplo fluxo porque são indicados para carros maiores. Um filtro de ar simples com bocal de 52mm você pagará de R$ 30,00 a R$ 40,00.

      Caso queira um ronco maior eu recomendo você trocar um dos abafadores do carro (são 2 no total) para um esportivo no estilo JK, normalmente custa entre R$ 140,00 a R$ 180,00 instalado em uma boa loja, aí você conseguirá um ronco bem agradável e bem mais alto do que o do filtro de ar.

      Abraços

  15. Vinicius disse:

    Boa noite!
    Tenho um astra 2010 e gostaria de saber se é viavel colocar um filtro esportivo duplofluxo nele?
    Caso futuramente eu quera vende-lo com filtro original é só religa-lo e retirar o esportivo?

    Vou ter algum beneficio com essa troca de filtros?

    Obrigado

    • Boa noite Vinicius,
      Obrigado pela participação, referente ao filtro de duplo fluxo, este é o mais ideal para o seu carro, filtros de duplo fluxo fora desenhados para carros equipados com motores acima de 1.8 e no seu caso você tem um excelente exemplar 2.0 com 140cv (no alcool).

      O filtro de ar esportivo só requer o cuidado de limpar a cada 10mil km (situação ideal) e trocar a cada 60mil km,
      Para voltar o carro ao que era antes não tem segredo, basta substituir uma peça pela outra.

      O ganho de potência é mais psicológico do que físico, porém alguns testes no dinamômetro demonstraram que o ganho pode ser de até 10% com o auxílio de um chip de potência e uma bomba de combustível esportiva.
      Só o filtro o ganho pode ser de 3% e um ronco bem gostoso de ouvir.

      Abraços

  16. Marcos disse:

    Cara, adorei seu post. Mas tenho uma pergunta, meu Gol 1.0 16v POWER 2001, o filtro é o “marmitinha” original…como farei adaptações para o cõnico? alias ja até comprei um duplo fluxo :D…desde já agradeço brother.

    Abraços

    • Marcos
      Bom dia

      Para adaptação você precisa remover todo o suporte do filtro de ar original. Provavelmente tenha alguns parafusos que fixam essa peça e cuidado ao deixar o filtro em contato com a lataria ou partes plásticas do motor, ele tem uma camada de alumínio que arranha onde encosta, eu coloquei alguns pedaços de fita isolante da 3M no local onde o meu filtro encosta, para não machucar o motor.

      Abraços

  17. Gilson Jr disse:

    Boa noite,

    Comprei no sabado um Mille Economy zero. Estou pensando em colocar filtro esportivo, pois ja tive um race chrome no palio 1.0 (monofluxo) e o barulho era interessante, porem o filtro era meio pequeno. Um amigo tinha um palio identico, porem com filtro pouco maior, tambem monofluxo, e fazia mais barulho. Os duplo fluxo, por exemplo, nao poderia colocar no uno certo? por ser 1.0. E um monofluxo, tirando K&N, que marca recomendas? para maior ronco, filtro maior ajuda mesmo?

    Obrigado, e parabens pelo post do filtro, muito bom mesmo!

    • Gilson,
      Boa noite.

      Falar de marcas de filtro de ar esportivo é bem complicado, porém tirando as marcas que você mesmo já mencionou você tem algumas outras opções: Apexi e Simotta.
      O ronco do motor está relacionado diretamente a quantidade de ar que o motor recebe para a queima do combustível, quanto maior comburente (ar) misturado ao combustível, maior será o ganho de potência e conseqüentemente maior será o ronco do motor.

      Os ganhos de potência são baixos, em alguns casos o filtro de ar pode atrapalhar o desempenho do carro, porque o módulo de injeção eletrônica é responsável em “dosar” a quantidade de combustível considerando as características originais do carro, alterando isso sem remapear a injeção o ganho pode ser prejudicado.

      Resumo da ópera…. quanto maior o filtro, maior será o ronco, mas um ronco maior não significa mais potência, você poderá utilizar um filtro duplo fluxo, mas precisa ter certeza de que o encaixe dele será eficiente, já coloquei filtros grandes no Corsa e mesmo apertando bem a presilha o filtro não ficou bem preso.
      Faça um teste sem o filtro de ar, veja que o ronco ficará bem maior, mas não ande sem o filtro, compromete muito o seu motor.

      Parabéns pela compra, me envie algumas fotos para eu publicar por aqui.
      Abraços e obrigado pela participação

  18. jhonatan disse:

    Interessante sua materia,poderia me informar qual seria o melhor filtro esportivo pro meu carro (modelo,marca).
    Eu tenho um gol g3 1.0 8v motor at.
    Todos o modelos de filtro eu terei que fazer adaptação para instalar?
    obrigado abraços.

    • Jhonatan
      Boa noite.

      O Gol G3 1.0 8v eu recomendo o filtro simples – Mono Fluxo (evitando o de duplo fluxo por ser específico para carros de maior cilindrada / preparados).

      O filtro mais utilizado por pessoas exigentes é o da marca K&N porém é bem caro, chegando a preços exorbitantes de R$ 250,00.

      Eu já usei filtros de marca e filtros mais simples e sinceramente… não senti diferença notável ou que justificasse o modelo. O modelo pode ser o Cônico, por ocupar menos espaço no cofre do motor, o filtro da K&N pode ser encontrado no formato original, o resultado será o mesmo. Vai do gosto do cliente.

      Abraços e obrigado por participar

    • Obrigado Rafael pelo comentário, realmente é muito gratificante ler uma mensagem como a sua, que aprendeu algo com os meus artigos.
      Abraços e boa semana, eu vi o seu comentário sobre a Marajó (vi uma preparada do mesmo ano e ficou muito legal), particularmente falando em station wagons mais antigas acho a Marajó (plataforma do Chevette) muito mais bonita do que o Ipanema que é uma derivação do Kadett.

      Vou pesquisar um pouco e abrir um leque de opções para você deixar o motor 4CC do seu carro mais esperto, sem desembolsar muito e sem detonar o seu motor.

      Abraços

  19. Rafael Soares disse:

    Achei muito instrutivo seu texto.mas tem a pergunta.Eu tenho uma marajo(nao ria)88 a alcool carburador corpo duplo e comprei uma mufla de turbo devidamente selado (pois meu motor e original),para adaptar um filtro esportivo.Qual devo usar? (Indique o melhor) , tenho uma certa urgencia desde ja agrdeco.

    • Rafael, estou elaborando um post bem legal a respeito do seu carro, no principio achei engraçado, confesso que fiquei curioso em receber uma foto do seu carro para completar o meu post, joguei o assunto na banca, espero concluir o meu post sobre preparação de motores carburados da GM até o domingo, no começo fiquei um pouco confuso porque eu não conheço nenhum filtro de ar esportivo para o seu carro.
      O modelo do filtro é aquele do tipo oval, porém existe uma restrição, esse tipo de mudança pode alterar o comportamento do carro, fazendo com que ele fique instável em baixas rotações. Peço a sua paciência rs porque pretendo esclarecer todas as suas dúvidas.

      Abraços

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