Filtro de Ar


Boa noite,

Tenho um costume de pelo menos 2 domingos por mês realizar uma conferência visual em todo motor do Corsa, eu realizo os testes e verificações básicas para identificar pequenas falhas no sistema.

Por eu ter adotado um filtro de ar esportivo a troca é recomendada pelo fabricante da peça a cada 80mil km e lavar o filtro a cada 10mil km ou quando trafegar em uma estrada de chão.

Tenho o filtro de ar a aproximadamente 50mil e lavei ele um pouco mais de 5 vezes, mergulhava ele em um balde com água e detergente neutro para tirar a terra acumulada.

Este método talvez não seja o mais indicado, porém comigo foi o mais eficiente, lavava o filtro de ar e deixava para secar em tempo normal, jamais utilizei meios para secar o filtro, apenas a água escoava por ele mesmo.

A algumas semanas verifiquei que o meu filtro de ar estava completamente preto, com uma camada de terra que não saiu desde a última vez que eu realizei a limpeza, com isso pequenas partículas de terra acabam se misturando ao ar, o mesmo não possui as mesmas propriedades de comburente desejáveis para uma queima perfeita de gasolina, além de prejudicar a combustão, um filtro de ar ineficiente faz com que o carro perca potência e o tanque de gasolina fique com resíduos.

Para sanar este problema, comprei um novo filtro de ar, logo na partida senti uma leve diferença no ronco do carro e espero que durante o dia a performance do carro seja melhorada gradativamente.

Coloquei os 2 filtros de ar lado-a-lado para comparar as cores, originalmente o filtro preto era branco, após lavar ele algumas vezes este tom de cinza escuro não saiu mais das camadas de algodão compostas pelo filtro.

Pela falta de espaço e apoio, o filtro antigo ficava machucando parte do motor do Corsa, a peça plástica não oferece resistência ao filtro e acaba ficando marcada com as trepidações do carro.

O novo filtro possui um acabamento que impede o contato dos arames do filtro com o motor, vou acompanhar para verificar a durabilidade deste filtro.

Principais motivos para a instalação de um filtro esportivo:

1- Ronco do motor – Instalando um filtro de ar esportivo o barulho do motor ficar mais encorpado, dá para escutar o ronco vindo debaixo do capô. Os filtros originais abafam o som que vem da admissão do carro, quando instalado um filtro esportivo ele deixa passar o som da admissão. Não é um som alto e não incomoda. Em sua maioria os clientes aprovam;

2- Obrigatoriedade – Quando instalado kit turbo normalmente ele ocupa o lugar da caixa do filtro de ar original obrigando o dono do carro a instalar um filtro esportivo que ocupa menos espaço;

3- Maior fluxo de ar – Em qualquer tipo de preparação como troca de comando de válvulas, retrabalho do escapamento, instalação de kits turbo ou blower um filtro original que não obstruía a passagem de ar agora poderá obstruir e roubar potência significativa, um filtro esportivo garante o fluxo necessário;

4- Estética – As empresas que fabricam filtros esportivos capricham no acabamento, elas não estão restritas ao orçamento limitado que fabricantes dos filtros originais estão, dessa forma são muito bonitos e exclusivos, é comum encontrar filtros esportivos em carros tuning;

5- Durabilidade – Filtros de ar esportivos bons são laváveis, portanto podem durar muito mais tempo que os filtros originais;

Existem hoje diversos filtros de ar, vou listar abaixo as principais diferença entre os modelos disponíveis.

Mono Fluxo – Formato cônico com entrada de ar através do elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro. Não possuem o mesmo rendimento de um filtro Duplo Fluxo do mesmo tamanho, porém são mais baratos e suficientes para motores de baixa e média cilindrada.
Recomendação – Motores até 1.6 cilindradas;

Duplo Fluxo – Formato Cônico com entrada de ar através do elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e na sua parte superior, são os modelos que proporcionam o melhor rendimento, porém costumam ser os mais caros.
Recomendação – Todas as cilindradas.

Direcionáveis – Formato Cônico com estrada de ar através de elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e é coberto por um duto de ar com o objetivo de direcionar o filtro numa posição em que receba o ar que vem e fora do capô. Quando menor a temperatura do ar admitido melhor o rendimento do motor. Normalmente seu elemento filtrante interno é monofluxo, mas de tamanho grande permitindo aplicação em motores de alta cilindrada.
Recomendações – Todas as cilindradas.

Formato original – São filtros que ficam exatamente no mesmo lugar dos filtros originais de fabrica, porém suportam um fluxo de ar maior, normalmente são indicados para carros aspirados e pessoas que não querem modificar o formato do motor.

 

Atualizado – 09/12/2013

Foto do Novo Uno com um Kit Air Cool instalado.

Uno

 

Obrigado

77 thoughts on “Filtro de Ar

  1. anderson disse:

    Olá !! meu nome é anderson
    Tenho uma palio weekend 1.4 attractive 2010 e gostaria de saber qual o modelo de filtro esportivo a ser usado nesse veiculo.
    Grato

  2. Lucas disse:

    Boa tarde amigo, tenho um palio 1.0 1997,gostaria de saber qual filtro esportivo é melhor pra ele, quanto vou gastar em média e se traz algum risco para o motor a instalação do filtro. Obrigado!

    • Lucas. você tem um risco se optar por um filtro vagabundo que não irá filtrar e irá jogar impurezas no seu motor. Um filtro bom você irá gastar na faixa de 500 a 600 reais. Um filtro meia boca você gastará até 80 reais e poderá ter um problema sério com a duração do seu motor.

  3. Amigo tenho um fiesta supercharger, aquele com o turbo compressor famoso blower do filme med max, mais não com a mesma potencia.
    Voce me indica um filtro monofluxo ou um duplo? Quero que ele tenha um ronco bacana, pois ele puxa muito ar, ai imagino que vai dar uma sensação boa de carro tunado.

    • Washington, boa tarde. Para o seu caso o filtro monofluxo é o ideal. Eu iria com um kit K&N para ter uma melhor qualidade no conjunto. Ou ainda para ficar melhor eu trocaria o silencioso do seu carro por um esportivo. O custo em média chega a 180 já instalado e deixa o carro com um ronco bem mais agressivo do que o filtro de ar.

  4. Tiago disse:

    Bom dia,Tenho um filtro duplo fluxo no meu corsa,estou usando a pouco tempo.Estive lendo e procurando sobre filtros esportivos na internet e minha maior dúvida é sobre a capacidade de filtragem,pois tenho lido que este tipo de filtro não filtra tão bem quanto o original e deixa passar impurezas que podem danificar o motor,riscar as camisas ou desgastar os anéis.

    Gostaria de saber em qual carro você usou o filtro e por quantos mil km,e se teve algum tipo de problema de desgaste prematuro.

    Obrigado pela atenção.

    • Tiago
      Boa tarde, obrigado pela participação. Usei o filtro esportivo por aproximadamente 80mil km a cada 10mil km eu limpava o filtro e a cada 30mil eu trocava, usava da marca Race Chrome. Na verdade hoje eu tomo um pouco mais de cuidado ao adquirir filtros esportivos, justamente por causa da quantidade de impurezas que podem ser absorvidas pelo motor, por isso explica-se o alto preço de um filtro de ar esportivo de marca consagrada no mercado. Vendi o Corsa com 150mil km e o motor estava excelente, estava longe de dar qualquer tipo de problema, mas eu sempre deixei a manutenção em dia. De um modo geral a quantidade de impurezas absorvidas pelo filtro esportivo prejudica menos o motor do que uma gasolina de má qualidade. Tanto que a cada 50mil eu fazia descarbonização do motor, procedimento que não é bom, mas é necessário para evitar o acúmulo de carvão causado por solventes na gasolina (detalhe que eu sempre abasteci com Aditivada…. mas a nossa gasolina você já conhece…)
      Abraços

  5. Bom dia Andre!
    Dando uma pesquisada na internet achei pouca informação a respeito da lavagem do filtro de ar esportivo.
    Teria algum modo correto para se fazer o mesmo?
    Tenho um kit air cool em um Corsa Hatch Maxx 2012 1.4.

    Valeu!

    • Douglas, obrigado pela participação. Para lavar o filtro de ar esportivo deve-se mergulhar ele em um balde com sabão neutro e posteriormente enxaguar ele em água corrente na torneira mesmo.
      Secar ao sol, não usar nenhum outro tipo de aparelho para secar.
      Abraços

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