Boa tarde,
Depois do incidente na rodovia próximo a cidade de Presidente Prudente, hoje, finalmente consegui tempo para montar um estepe que eu possa utilizar em todas as situações.
Como eu ainda tenho um projeto de substituir os tambores traseiros por discos frisados de 284mm as rodas aro 13″ que equipam o estepe do Cerberus não poderiam ser mais utilizadas com segurança.
No vídeo que eu postei no youtube durante a ocorrência eu havia observado somente um pequeno furo no pneu, com bastante calma em casa eu vi que se tratava de um rasgo bem maior – como pode ser observado na foto acima.
Um tremendo desperdício, porque o pneu havia completado 10mil km rodados, praticamente novo, levando em consideração que um pneu pode ter sua vida útil condenada aos 60mil ~ 80mil km (ou 4 ~ 5 anos). Este da foto acima foi comprado em 2010 e no mesmo ano já foi aposentado.
Fui atrás de um estepe novo, procurei pela roda de liga leve do Astra 2010 em vários lugares, o preço médio para uma roda (reposição) sairia algo em torno de R$ 450,00 e R$ 550,00, fiz orçamento em diversas lojas (inclusive na GM), a resposta mais comum é que este modelo de roda é exclusivo para venda em autorizadas GM e normalmente quem oferece são rodas usadas, reformadas ou adquiridas em alguma condição especial. ” – Ninguém vende somente uma 1 roda deste modelo, é mais fácil comprar o jogo completo” – foi a resposta que eu ouvi em pelo menos 4 lojas da grande São Paulo.
Devido a dificuldade e o alto custo de aquisição, decidi procurar por rodas de ferro. Pensei comigo que seria mais fácil encontrar, porque atualmente diversas montadoras estão equipando os seus carros com rodas aro 16 e o estepe (ainda) não são de rodas de liga leve (levando em consideração os carros nacionais).
Para a minha sorte encontrei um desmanche que estava com 1 roda de ferro original do Renault Megane, foi a única que eu vi em toda S. Paulo e ainda pesquisei por sites de e-commerce onde normalmente as pessoas falam que tem mas nunca tem.
O preço era bem salgado para uma roda de ferro, me custou R$ 170,00 + 20,00 (negociado) do frete. Comprei confiando no vendedor que a furação seria a mesma, liguei para uma concessionária da Renault e o vendedor me disse que esta roda não existe para venda, somente por ocasião (oportunidade), depois de ouvir isso, não pensei 2 vezes, fechei negócio.
Comprei a roda, chegando em casa, levei 2 semanas para conseguir tempo para levar para montar.
Pedi para calibrar com 40 libras, porque não quero ter o trabalho de ficar tirando o som do carro e ficar calibrando toda vez. Para a minha sorte, havia um Corsa Classic na borracharia trocando o pneu dianteiro, pedi autorização para o dono e pedi para o borracheiro certificar que a roda do Megane serviria 100% no Corsa – A furação 4 x 100 ficou perfeita, como se fosse original do Corsa.
Tirei uma foto lado a lado para vocês observarem que a roda de ferro do Megane serve 100% no Corsa sem adaptações ou algo parecido.
Obrigado pela visita e fica a dica para quem procura pela roda de ferro aro 16″ para os carros da GM.
Abraços
Deixe uma resposta