Tudo sobre Pneus – Parte I


Boa noite,

Para compensar o meu úlitmo post sobre pneus, estou criando este novo muito mais rico em detalhes. Para alguns o pneu nada mais é do que uma estrutura de borracha que fica abaixo do carro, levando pancada e caindo em buraco todos os dias.

Para nós, um pneumático (do latim tardio pneumatĭcus, por sua vez do grego πνευματικός, derivado de πνεῦμα “sopro”), mais conhecido simplesmente por pneu, é um artefato circular feito de borracha, foi criado por Charles Goodyear o qual pode ser inflado com ar ou com água. Pode ainda ser maciço. Utilizado por veículos em geral, como carros de passeio, caminhões, tratores, bicicletas, carrinhos de mão etc.

Geralmente é de cor negra devido ao fato de, durante a fabricação, ser adicionado negro de fumo à composição da borracha. Sem esse elemento, os pneus se desgastariam muito rapidamente.

Viram como tem muita coisa por trás de um simples borrachão?

Estrutura do Pneu.

  • Carcaça: parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. Compõem-se de lonas de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência;
  • Talões: constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda;
  • Parede lateral: são as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga;
  • Cintas (lonas): compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. Sua função é garantir a área de contato necessária entre o pneu e o solo;
  • Banda de rodagem: é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Seus desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos e partes vazias conhecidas como sulcos, e devem oferecer aderência, tração, estabilidade e segurança ao veículo.
  • Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras.
  • Nervura central: proporciona um contato “circunferencial” do pneu com o solo.

Pneu com vista em Corte.



2 thoughts on “Tudo sobre Pneus – Parte I

    • Olá Dilson,
      As listras coloridas que você está comentando são as que ficam sobre a base dos pneus?
      Aquilo simplesmente serve para acompanhar o desgaste do pneu, duram pouco, em média 200km ~ 400km.

      Após o desgaste das listras, somente o TWI irá informar para você o desgaste correto do pneu.
      Abraços

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